Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2015

Dica de Livro - 50 ideias de economia que você precisa conhecer

Esse livro é bem legal, é de uma coleção inglesa "50 ideias". Neste livro você encontrará vários conceitos, de forma não aprofundada, porque cada um deles daria um livro inteiro. Mas o legal é que se você gostar ou se interessar mais por algum, vai atrás de se aprofundar. São várias ideias, conceitos e teorias econômicas que moldaram essa ciência. Você encontrará conceitos como: Teoria de Adam Smith, Lei da oferta e demanda, bolhas especulativas, Keynesianismo (está na moda novamente) e muitos outros. É bem bacana mesmo, linguagem super acessível, feito mesmo para quem não é economista.

Perdeu, Playboy!

O Brasil acaba de perder o selo de bom pagador de uma das agências avaliadoras de risco. Há algum tempo fiz aqui uma postagem explicando o que é a classificação. A postagem chama-se Classificação de Risco . Pois é, lá você verá que o Brasil saiu da zona de bom pagador (Categoria de Investimento) para a área de investimento de risco. Mas quais são as consequências? Bom, em primeiro lugar apenas uma dessas agências rebaixou o Brasil, então nem tudo está perdido, ainda. Existem outras duas grandes que podem manter o grau de investimento (o selo de bom pagador). Acontece que geralmente esse movimento vem em sequência, ou seja, há um sério risco das outras agências também rebaixarem o Brasil para o grau de investimento especulativo. Não imediatamente, podemos ter um tempo aí de uns meses ou um ano. Muitos fundos tem como regra não deixar a grana de seus clientes investida em países que perdem o selo de bom pagador. Então pode ser que esse povo tire a grana aplicada no Brasil. Mas...

Dica de Bom livro - Os desafios para o futuro da economia de Michael Spence

Você não precisa ser versado na arte da economia para ler esse livro. A tradução é boa e a escrita é simples e elegante. O cara já ganhou o Nobel de Economia, então acredito que vale a pena ouvir o que ele tem a dizer sobre nosso futuro. O livro não tem contas e modelos mirabolantes, dá pra entender bem onde o autor quer chegar.