Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior.
Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas.
Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados.
Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule etapas. Sem essa reserva, dificilmente você aguenta a volatilidade dos ativos de renda variável.
Pode até ter um pouco de criptomoedas, de preferência Bitcoin. Não precisa ter o próprio Bitcoin, pode ter um ETF que reflete seu valor. Mas tenha pouco, esse ativo é volátil. Sobre o Bitcoin, leia meu post anterior.
Investir corretamente é como ver a grama crescer, não tem emoção. Quem quiser te vender um investimento emocionante, está ganhando dinheiro encima de você. Ou quem disser que garante qualquer rentabilidade em ativos de renda variável (ações, FIIs, criptos e etc) está te enganando.
De preferência separe uma parte de sua renda mensal para investir, isso é muito importante pra fazer o bolo crescer. É mais importante aportes periódicos, do que pegar uma "bolada" e investir tudo de uma vez.
Investindo em ativos que geram renda, e reinvestindo a renda sempre que possível, vc não mais precisará de aumento salarial, ano a ano sua renda vai aumentar por si só. É o famoso ganhar “dinheiro enquanto dorme.”
Mas lembre-se, isso não acontece da noite pro dia, mas acontecerá. É preciso paciência.
Comentários
Postar um comentário