Minha dica é aplicar em fundos referenciados DI (depósitos interbancários).
Esses fundos são referenciados na taxa SELIC (sistema de liquidação e custódia). Hoje a taxa Selic está em 13,50% a.a., ou seja, muito maior que a expectativa de inflação.
Significa que seu dinheiro vai render por volta de 13,50% a.a.(digo por volta porque os fundos tem a taxa de administração, IR, etc). Mas se você quer uma aplicação segura e que renda mais que a poupança, essa é a dica. A poupança hoje rende muito menos que a inflação, não dá nem pra proteger seu poder de compra.
Mas qual o risco? O risco é praticamente o mesmo da caderneta de poupança. O risco é do governo dar calote ou o banco em que você aplicar falir, ou seja, muito baixo. Pode ir tranquilo. Eu mesmo aplico. O legal é que o rendimento é diário, dá pra você ver seu dinheiro crescendo diariamente pelo extrato.
Como aplicar em DI? Se você tem conta corrente em banco é fácil. Geralmente os sites dos bancos tem uma parte de investimento, basta dar uma olhada que rapidamente você vai encontrar. Se não se sentir seguro de fazer isso sozinho, procure o gerente de sua conta, ela te orienta. É fácil.
Fique atento pra uma coisa: quanto mais tempo você deixa seu dinheiro aplicado, menos imposto de renda você paga sobre o rendimento. Então você deve colocar uma grana lá que você não vá precisar tão cedo, tipo no mínimo uma ano de aplicação.
Mas e o mercado de ações? Isso é outra estória, depois falaremos sobre.
abraços!
Comentários
Postar um comentário