Pular para o conteúdo principal

O Brasil é de fato capitalista?

O capitalismo de verdade pressupõe que a empresa ou empresas mais eficientes sejam vencedoras ou líderes em seus respectivos ramos de negócio. Espera-se que uma empresa mais competitiva, que tenha melhor produtividade, melhores funcionários e melhores produtos e serviços alcancem melhor retorno sobre seus investimentos, gerem mais renda, consigam melhores contratos, coloquem melhores produtos no mercado, enfim, sejam as melhores. Isso é meritocracia! E a meritocracia é o cerne do capitalismo de verdade! Ganha mais quem é melhor, vende mais o melhor produto ou serviço, paga mais dividendo a ação da melhor empresa. Mas será que aqui a coisa está funcionando dessa maneira. Aqui no Brasil, que se diz capitalista, as melhores empresas são as maiores? Será que a maior empreiteira do Brasil deveria ser mesmo a maior. Será que um certo gênio das finanças é realmente um gênio.

O que estamos vendo no Brasil hoje coloca em dúvida se de fato vivenciamos em um sistema clássico Capitalista. O que parece é que aquele quem tem as amizades certas (ou erradas) consegue os contratos milionários. Parece que não necessariamente as melhores empresas são as realmente as melhores, e os gênios são realmente os gênios. Quem de fato seria a empreiteira número um no Brasil se a Odebrecht não estivesse se valido dos favores e conchavos que agora assistimos. Quem de fato seria a melhor se as coisas funcionassem com honestidade? Quem de fato teria despontado como o gênio do mercado financeiro se um certo banqueiro não tivesse se valido dos favores de um certo ex-presidente que agora presenciamos?

Isso tudo é péssimo para o Brasil, não só pela corrupção em si, mas porque deixamos de fazer a meritocracia funcionar. Jamais saberemos quais empresas em diversos ramos são realmente as melhores, mais eficientes, quais realmente são os gênios de vários de nossos mercados. Obviamente isso não acontece em todos os ramos, temos vários empreendedores que enriquecem honestamente, que conseguem trilhar o caminho da meritocracia de forma limpa. Ainda há aqueles que são vistos como modelos, que são admirado pelas suas habilidades e não por suas amizades. Há um secto de empresários, executivos e gênios de verdade indignados como a maioria de nós. Ainda bem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11