Pular para o conteúdo principal

O quê esperar para 2016

Bom, como muitos já devem ter visto em algum noticiário por aí...2016 vai ser bem complicado também.

Podemos esperar um dólar flutuando entorno dos 4 reais, com períodos de pico até 4,50 ou talvez um pouco mais.

A inflação deve continuar com algum fôlego, talvez seja menos do que os quase 11% de 2015, mas não será baixa (como 4% ou 5%). Então se você tem alguma grana guardada, proteja-a. Pergunte a seu gerente de banco, coloque a grana em algum fundo que renda pelo menos igual à inflação.

A produção industrial não se recupera esse ano, é provável que demoremos mais uns 10 anos para alcançar o que tínhamos de produção em 2010. Pasmem! Mas isso não quer dizer que não tenhamos números positivos, pode ser que sim. Pode ser que alguma retomada e algum setor específico esboce alguma reação, mas será ainda tímido para reverter o completo buraco em que este governo nos jogou. Show de incompetência.

Como consequência direta da pouca produção, o desemprego vai continuar bem alto, a busca por empregos continuará árdua e o endividamento aumentará.

Os juros de empréstimo, cartão de crédito e etc, continuará alto, quiça não aumentará. É bom não se endividar em cheque especial, cartão de crédito, etc.

Se você está pensando em abrir um negócio como alternativa a um trabalho, é melhor pensar duas vezes, a menos que você esteja sem opção de trabalho e a abertura de um negócio não seja uma opção, mas sim o único jeito de sobreviver. Ou seja, não largue seu emprego agora, valorize-o mais do que nunca.

Pra quem tem uma grana guardada pra comprar um imóvel, seu poder de barganha aumentou em muito, então talvez seja a hora. Mas pense se seu emprego está garantido, não adianta comprar o imóvel, com alguma prestação ainda pra pagar e perder o emprego. Então pense se a sua empresa está bem das pernas ou se você não periga ser demitido.

Boa sorte pra gente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11