Pular para o conteúdo principal

Nada é Linear - entenda e tire proveito

As coisas nunca andam da mesma forma o tempo todo. Tudo tem seus altos e baixos, para o mal ou para o bem. Procure enxergar oportunidades.

O que podemos tirar de bom dessa crise financeira?´Muitas coisas, mas focarei em um tema.
Certamente sairemos mais fortalecidos disso tudo. Nesse momento em que estamos vivendo com menos do que estávamos acostumados, as coisas ficarão mais que melhores quando a carestia passar. Explico.

Faço um paralelo com a crise da água que passamos, principalmente nós aqui da cidade de Sampa. No fim de 2014 ficamos com a possibilidade real de não termos água. O nível dos reservatórios chegou a 5%, em um período que diminuía 0,5% por dia. Cada um fez o que estava a seu alcance para economizar esse bem que sempre achamos ser eterno. Nossa relação com a água mudou a partir de então. Somos mais felizes por ter água hoje do que éramos quando tínhamos antes da crise (da água). Simplesmente o valor (não falo de preço) da água que sai de nossas torneiras ficou maior após a crise.

Todos em alguma medida estamos sofrendo alguma perda de bem estar por causa dessa atual crise, alguns perderam mais que outros, é claro. Mas todos estamos passando por alguma privação. A boa notícia é que quando isso tudo acabar, vamos estar melhores e mais fortes, simplesmente porque aprendemos a viver com menos, aprendemos a viver com a escassez. Veja bem que disse "aprendemos" e não "acostumamos". Não se acostumar com o ruim é saudável e necessário para avançarmos, mas aprender é preciso.

Tenho bastante fé pessoal que vamos sair dessa logo, pra mim o início da "luz no fim do túnel" virá ainda esse ano. E quando as coisas começarem a melhorar só mais um pouco, estaremos muito melhores, porque aprendemos a viver com menos. Qualquer incremento marginal (entenda pequeno acréscimo) será muito mais valioso do que essa mesma quantidade de incremento antes da crise. Parece óbvio, mas é algo que não percebemos. Quando a gente perde aquilo que nos é costumeiro, aprendemos seu verdadeiro valor. Se você perdeu algo que não tinha tanto valor antes da crise - pode ser um simples almoço em um restaurante um pouco mais caro no fim de semana, ou seu emprego, quando você recuperar, esse algo terá mais valor do que tinha antes de perdê-lo. Entendeste?

Boa sorte pra gente. Abraços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11