Pular para o conteúdo principal

Mais um entre tantos

Quando você cresce e começa a se preocupar demais, fica cheio de amarras. Há quem diga que essas amarras são as responsabilidades que a vida madura trás. Eu digo, nem todas. Algumas (muitas na verdade) são preocupações toscas que temos, conseqüência de nossa insegurança para sermos aceito no meio em que vivemos. Queremos ser iguais aos nossos iguais.

Quase sempre isso não é percebido. Achamos muitas vezes que somos totalmente livres e fazemos nossas escolhas de acordo com nosso total livre arbítrio. Ledo engano. Estamos tão enroscados nas amarras desnecessárias, que nem percebemos que vamos na mesma direção da manada.

Esse comportamento psicológico vem cada vez mais merecendo atenção de economistas de renome. Embora seja ainda assunto não muito explorado nos principais meios acadêmicos, ao menos nos brasileiros.

De vez em quando a consciência nos chama a reflexão: Será que estamos agindo de acordo com nós mesmos? Eu queria mesmo estar aqui? Eu quero isso? Ou estou agindo como esperam que eu faça?

É um chamado à consciência, acho saudável que todos façamos algumas vezes durante a vida.
Mas o que isso tem a ver com Economia? Tudo. Ao não agirmos com a manada, estamos realocando recursos, demandas e diversificando a sociedade. E isso é bom. Sejamos quem realmente somos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11