Pular para o conteúdo principal

A inflação atual é uma inflação de custos. Explico:



Durante muito tempo o Governo não deixou a Petrobras e as distribuidoras de energia elétrica aumentarem os preços.
Essas empresas basicamente compravam seus produtos por um preço e revendiam por um preço menor. Você já imaginou Seu Manoel da esquina comprando um bacalhau por R$ 10,00 e vendendo por R$ 9,00?? Ele jamais faria isso.

Mas o Governo “obrigou” a Petrobras e as distribuidoras de energia a fazer. Assim, durante muito tempo as empresas tiveram prejuízo. Essa situação não pôde continuar para sempre. Daí o governo caiu na real (após as eleições, é claro) e liberou os aumentos.

A gasolina e a energia elétrica tem grande peso no índice que calcula a inflação, e também tem efeito dominó sobre o preço de todos os outros produtos. Ou seja, aumentou a gasolina (diesel), aumenta o custo para se transportar qualquer coisa, e aí o aumento repassado para os produtos. O mesmo acontece com a energia elétrica.
Por isso dizemos que essa inflação é uma inflação de custos. É um aumento de preços via efeito dominó. Esse efeito pode acontecer também quando o preço do dólar aumento, quando dizemos que o Real está desvalorizado.

Há ainda a inflação de demanda, mas essa é uma outra estória.
Restando alguma dúvida, pode mandar para rjrlb@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11