Pular para o conteúdo principal

Classificação de risco

As pessoas ouvem rating pra cá, rating pra lá, mas muitas não sabem o que significa.
Rating é a classificação que algumas agências especializadas dão a países, baseado em sua capacidade de pagamento das dívidas.

É como você avaliar se um amigo ou parente é bom pagador. Como você julga se um amigo vai te pagar? Você olha para o histórico de pagamento dele (se deixou de quitar alguma dívida), se ele tem renda, está trabalhando, etc. Ou seja, você avalia se ele vai ter a capacidade de te pagar o empréstimo. As agências fazem a mesma coisa com os países. Elas avaliam se o país tem capacidade de honrar o que tomou emprestado, ou quer tomar. Elas olham uma série de coisas: se o país historicamente é bom pagador, se tem grana em caixa ou previsão de ter (arrecadação de impostos), o juros cobrado, etc.

Então, as agências classificam com base na tabela abaixo. Se o país estiver na zona azul, está ok. Passou para a verdinha....hummm, aí fica mais difícil tomar grana emprestada.

Cada agência dá sua classificação, ma geralmente seguem o mesmo roteiro, então é quase certo um país estar na mesma categoria em todas.
O Brasil hoje está próximo da área verde, se não me engano a Fitch reclassificou o Brasil na categoria BBB, estávamos na BBB+. Ainda está bem, mas periga.

Pra você ter uma ideia, os EUA está na categoria AAA.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11