Quando estava estudando na graduação, muita gente achava que eu iria me formar e arrumar um emprego em banco. Muitos amigos da época achavam que minhas únicas opções, como economista, seriam trabalhar em banco ou mercado financeiro. Ledo engano. Isso é só um pedacinho da Economia.
Economia na verdade é uma ciência muito mais ligada ao comportamento do indivíduo e em sua soma - a sociedade, do que simples cálculos envolvendo dinheiro, juros, etc (ainda que seja isso também). De fato Economia é uma ciência humana.
Ela estudo como os recursos escassos (produção de bens, água, alimento, dinheiro, etc) melhor se alocam para atender às demandas infinitas do ser humano. É um encontro da oferta com a demanda. O conceito engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para a produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre indivíduos.
Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e insaciáveis. Mesmo que você seja um bilionário, você não poderá ter tudo, ainda te faltará tempo! O ser humano, de maneira geral, sempre vai querer algo que não tem.
Em suma: Como iremos atender a todos, se não temos tudo para todo mundo?! Essa é a dificuldade da Economia.
Em suma: Como iremos atender a todos, se não temos tudo para todo mundo?! Essa é a dificuldade da Economia.
A palavra "economia" deriva da junção dos termos gregos "oikos" (casa) e "nomos" (costume, lei) resultando em "regras ou administração da casa, do lar". Viu como Economia está mais próximo de você do que você imagina?

Comentários
Postar um comentário