Pular para o conteúdo principal

O que é Economia?

Quando estava estudando na graduação, muita gente achava que eu iria me formar e arrumar um emprego em banco. Muitos amigos da época achavam que minhas únicas opções, como economista, seriam trabalhar em banco ou mercado financeiro. Ledo engano. Isso é só um pedacinho da Economia.

Economia na verdade é uma ciência muito mais ligada ao comportamento do indivíduo e em sua soma - a sociedade, do que simples cálculos envolvendo dinheiro, juros, etc (ainda que seja isso também). De fato Economia é uma ciência humana.

Ela estudo como os recursos escassos (produção de bens, água, alimento, dinheiro, etc) melhor se alocam para atender às demandas infinitas do ser humano. É um encontro da oferta com a demanda. O conceito engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para a produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre indivíduos.
Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e insaciáveis. Mesmo que você seja um bilionário, você não poderá ter tudo, ainda te faltará tempo! O ser humano, de maneira geral, sempre vai querer algo que não tem.
Em suma: Como iremos atender a todos, se não temos tudo para todo mundo?! Essa é a dificuldade da Economia.

A palavra "economia" deriva da junção dos termos gregos "oikos" (casa) e "nomos" (costume, lei) resultando em "regras ou administração da casa, do lar". Viu como Economia está mais próximo de você do que você imagina?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11