Pular para o conteúdo principal

Pessimismo Exagerado ou Cuidado com a Turma do Quanto Pior Melhor, porque Geralmente é Melhor só pra Eles.

Estamos vivendo um momento de pessimismo extremamente exagerado. O clima no Brasil está péssimo, as pessoas acham que estamos à beira do abismo ou já em queda livre. Há pessoas que pregam o fim de tudo para vender a solução. Para essas, quanto pior melhor (pra elas). Não podemos nos deixar levar pela emoção e exagero alheio, precisamos evitar comportamento de manada, que quase sempre vem acompanhado de desespero.

Estamos sim em uma situação difícil, como já estivemos em outras ocasiões. Podemos quebrar, podemos falir, como a Grécia? Sim, podemos, mas só se não consertarmos o que está errado, e há tempo e gente capacitada para isso. Precisamos ser racionais, não muito, apenas o bastante para não deixar a emoção suplantar a razão. Já disse, o comportamento de manada quase sempre vem acompanhado de desespero. Não vou me ater aqui às ferramentas técnicas econômicas para lidar com essa situação. A intenção desse escrito é fazer você crer que a coisa está feia, mas há conserto. Não é necessário desespero. Acredito que as reformas serão realizadas a tempo.

Cuidado principalmente com os oportunistas de ocasião que querem "botar fogo" no país. Não se deixe enganar por essa turma do quanto pior melhor. Há pessoas assim de ambos os lados, tanto da oposição quanto da situação. Não se deixe influenciar por discursos falaciosos. 99% dos políticos pensam na próxima eleição, infelizmente. Deveriam pensar na próxima geração, isso sim.

Repito aqui: estamos longe de ser uma Grécia. Se não mudarmos podemos ficar, mas há tempo, inteligência e meios para que não cheguemos a esse abismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11