Pular para o conteúdo principal

IA e a produtividade


Acredito no aumento da produtividade da economia via IA. Acho que será um choque para muitas pessoas que estão totalmente por fora do que estar por vir, e essas pessoas perderão suas ocupações, terão que se reinventar de alguma maneira. Mas no médio e longo prazo haverá um rebalanceamento das atividades. Muitas coisas que a gente não faz ideia ainda estão por vir.

Tota "invenção" tecnológica traz um salto nas relações humanas e de produção. Foi isso com os PCs, depois com a internet os ligando, depois os smartphones e agora a IA. O que hoje a gente não vive sem, há 15 anos a gente nem pensava que pudesse existir. Pensa: quando a internet veio, ninguém "previu" os smartphones como são hoje. Era até razoável pensar de imediato que a internet conectaria todos os computadores do mundo, mas daí a pensar nos smartphones! Imagina o que ainda estar por vir com o desenvolvimento a passos largos da IA? Teremos um superhomem? Um homem de ferro? Órgãos sintéticos? Pessoas imortais? Quanto irá custar pra se tornar imortal, ou ser um homem de ferro? E que abismo entre os indivíduos isso irá criar? Não sei, só estou divagando.

Agora à Economia. Acredito que a IA vai trazer um salto muito grande que vai aumentar a produtividade da economia (vamos fazer muito com menos e em bem menos tempo). Novas empresas serão criadas, novas demandas que não sabíamos que tínhamos, novas relações humanas ou não também. Hoje isso ainda está meio escuro, mas daqui a pouco, 2 ou 3 anos, a coisa vai dar um salto. O desenvolvimento tecnológico é imparável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11