Pular para o conteúdo principal

Por que a inflação é nosso pior pesadelo?

A maledita inflação empobrece a todos (como diria Genaro)
Hoje saiu o índice IPCA de outubro, divulgado pelo IBGE: 0,82%. Quase ganha de muitos rendimentos em DI (o meu por exemplo rendeu 0,90% em outubro).

A inflação é mesmo um pesadelo. A maioria assalariada não consegue se defender dela. O plano de saúde é reajustado, a escola dos filhos, nossa academia, o salário das domésticas, os aluguéis, a gasolina, a cerveja e etc. E nosso salário não acompanha.

É muito difícil não se sentir impotente contra isso. Não sou partidário, não sou filiado a nenhum partido e como a maioria da população, acho que nossos políticas, no geral, são muito ruins. Mas nesse caso específico não tem como não culpar exclusivamente os governos do PT pela volta da maldita inflação. Já expliquei em posto anterior que essa inflação que esta aí é basicamente inflação de custos, uma inflação difícil de domar e que contamina todos os outros preços. Terrível!

Enfim, uma dica. Quando os preços estão assim meio descontrolados, uma prévia pesquisa antes de comprar alguma coisa é sempre bem vinda. Tenho achado diferenças enormes de preço no mesmo produto. Essa bagunça nos preços é mesmo uma das características da inflação.

Outra coisa que sempre falo, mesmo que um produto tiver um centavo apenas mais baixo que outro, tendo a privilegiar quem está fazendo um esforço pra vender mais barato. É claro que um centavo não fará diferença nenhuma nas minhas contas, mas gosto de pensar que estou premiando quem se esforça pra vender mais barato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha carteira de investimentos atualizada

 

Meus dois centavos sobre o básico para quem quer começar a investir.

Pare de perder dinheiro. Essa é a regra número um. Parece básico, e é mesmo, mas o povo adora perder dinheiro, adora entrar em uma pirâmide de criptomoedas (Bitcoin e afins). Criptomoeda é um ativo extremamente volátil. Não há como garantir rendimentos fixos mensais. Pela natureza do ativo, isso é impossível. Então, você que está doido pra entrar nessa, pare de ser enganado! Sobre criptomoedas, leia meu post anterior. Faça uma reserva de emergência em Tesouro Selic, uma reserva que cubra 6 meses de gastos correntes. A partir daí comece a comprar aos poucos ações de boas empresas. Prefira aquelas empresas maiores, já consolidadas no mercado e que pagam dividendos com frequência. Não há mistério, é fácil identificar essas empresas. Diversifique também em bons fundos imobiliários (FIIs), do mesmo jeito que as ações, prefira os maiores, já consolidados. Volte duas casas e lembre-se, antes de comprar ativos de renda variável (ações, FIIs e afins) monte sua reserva de emergência. Não pule et...

O que eu penso sobre o Bitcoin

Não penso muita coisa, porque não entendo muito sobre esse assunto, na verdade eu entendo pouquíssimo. Só sei é que tem gente muito inteligente dizendo que isso não presta pra nada, portanto não vale nada, e tem gente igualmente inteligente dizendo que até 2030 o Bitcoin vai multiplicar 30 mil vezes. Se ele multiplicar por 30 mil vezes seu valor e você tiver 1000 reais em Bitcoin, em 2030 você terá 30 milhões de reais. Bom, na minha opinião vale a pena arriscar. Se você quer investir em Bitcoin sem cair em golpe, conheça o HASH11